“Dizem que teologia é como o vinho: fabricado na Europa, adulterado nos EUA e consumido na terra da mulata. Se isso é verdade, prepara a canja e o torresmo de tira-gosto que toda segunda-feira vamos sentar juntos para dois dedinhos de papo doutrinário, tentando resgatar o que há de melhor na culinária teológica. Só não pode dirigir depois, que a lei-seca tá aí pra te pegar.”
Nossa missão:
espalhar a Boa Teologia
O nome “Dois Dedos de Teologia” sempre teve como objetivo evocar cautela e humildade. Indicar que a internet pode oferecer o que é bom, mas sempre em pequenas doses. Com nossos vídeos, queremos introduzir temáticas profundas e indicar o caminho da continuidade e do progresso. Não somos um canal que se basta, não representamos uma refeição completa, mas nos esforçamos por abrir o apetite aos banquetes da tradição cristã. Vamos sentar à mesa juntos?
Mas quem é Yago Martins?
Yago Martins é bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana (Londrina/PR), formado na primeira turma de pós-graduação em Escola Austríaca de Economia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro (São Paulo/SP) e no Sacrae Theologiae Magister (Th.M) em Teologia Sistemática do Instituto Aubrey Clark (Fortaleza/CE).
É autor de nove livros: No alvorecer dos deuses (2020, Thomas Nelson Brasil), Sermões da Pandemia (2020, Dois Dedos de Teologia), Pecados Aceitáveis (2020, Dois Dedos de Teologia), A Máfia dos Mendigos (2019, Record), Os sermões dos maricas (2019, Concílio), O cristão reformado (2018, Editora 371), Faça discípulos ou morra tentando (2017, Concílio), Dois Dedos de Teologia (2017, Concílio) e Você não precisa de um chamado missionário (2016, Concílio). Em 2017, seu artigo Escatologia e Utopia: as origens religiosas da esperança socialista foi premiado como melhor artigo na categoria Ciência Política na 5° edição da Conferência de Escola Austríaca no Brasil, recebendo o prêmio das mãos de Bruno Garschagen.
Em 2018, foi homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza pelo seu protagonismo na luta pela liberdade religiosa. Ensina sobre a influência da escolástica tardia nas origens filosóficas e religiosas da Escola Austríaca de Economia na Pós-Graduação em Escola Austríaca do IMB/UniÍtalo, membro do corpo de especialista do Instituto Ludwig von Mises Brasil e pastor na Igreja Batista Maanaim. Trabalha desde 2009 com evangelismo de estudantes secundaristas e universitários na Missão GAP, sendo presidente do conselho diretor desde 2016.
Atuante na popularização de teologia na internet, fez parte do blog Voltemos ao Evangelho e fundou o ministério Cante as Escrituras, ambos atualmente parte do Ministério Fiel. Hoje, apresenta o canal Dois Dedos de Teologia no YouTube, preside o Instituto Schaeffer de Teologia e Cultura, por quem organiza anualmente o Fórum Nordestino de Cosmovisão Cristã. É casado com Isa Martins e pai de Catarina.