Este é um texto pequeno, leia até o final. Quero que você passe mais tempo pensando na sua vida cristã do que lendo minhas palavras. Com o coração aberto para ser confrontado, não por mim, mas por Jesus, use sua imaginação e sente aos pés do monte para ouvir o famoso sermão de Jesus registrado por Mateus nos capítulos 5, 6 e 7 do seu evangelho. Preste muita atenção e foque na seguinte parte:
“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perde as suas qualidades, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” (Mt 5:13)
Jesus é simples, direto, didático e profundo! A analogia com o sal nos leva ao seu principal uso naquela época: conservar a carne. A geladeira nos fez esquecer disso, mas o sal tem um papel de conservante, agindo contra o apodrecimento da carne. Logo, ao chamar os discípulos (eu e você) de “sal da terra”, Jesus está dizendo que somos o elemento conservante da criação. Em outras palavras, o cristão é um agente contra o apodrecimento deste mundo. Em seu comentário de Mateus, Carson (2010) fala dos cristãos como conservantes do padrão do reino de Deus (p. 174) e aqueles que retardam a deterioração do mundo (p. 175).
Assista a um telejornal o ou abra um portal de notícia na internet e você perceberá o processo acelerado de apodrecimento da humanidade. Como uma carne deixada ao ar livre, o mundo está em constante deterioração moral e ética. Você aí, de frente para o computador, tablet ou smartphone, onde quer que você esteja e qualquer que seja sua idade e profissão, foi chamado para ser um freio nesse processo de apodrecimento cultural. Como fazer isso? Guardando a moral, guardando os bons costumes, guardando a santidade, guardando a ética. Sendo um conservador dos valores cristãos!
- O brasileiro valoriza um tipo de esperteza corrupta: não valorize e seja honesto!
- Casais estão se separando: seja um bom esposo(a) e mantenha o casamento!
- O sexo está completamente deturpado: guarde sua sexualidade para o casamento!
- O mercado pornográfico cresce e vicia pessoas: não consuma e não sustente esse mercado!
- As músicas estão cada vez piores: não ouça músicas imorais e não propague cantores imorais!
- As roupas estão cada vez menores: vista-se com santidade e valorize o pudor nos outros!
Infelizmente, muito jovens se esqueceram de ser sal. Seja por pura libertinagem ou por uma tentativa errada de se inserir e redimir a cultura, muitos jovens se esqueceram do seu papel de conservar este mundo e frear o seu apodrecimento. Aqueles que estão aproveitando o que o mundo oferece sem o filtro dos valores cristãos deixaram de ser sal e viraram açúcar. Em vez de conservar o mundo estão tornando o seu sistema pecaminoso doce para si mesmos e para os outros. O cristão açúcar é o confeiteiro de satanás.
Fico me perguntando às vezes: por que alguns jovens seguem mulheres com perfis sensuais no Instagram? Por que algumas jovens escutam Anitta e similares? Por que a piadas imorais são comuns em muitos ambientes de igreja? Por que crentes tratam o divórcio como uma opção qualquer? ONDE FOI PARAR A NOSSA SALINIDADE?
Lembre-se de que ser sal não é um chamado para se ausentar do mundo para se fechar numa bolha. O sal está na carne! Ser sal é um chamado para estar no mundo, indo na contra mão do seu apodrecimento, não para acelera-lo ainda mais. Sua vida cristã ajuda a retardar a pecaminosidade da humanidade? Termino lembrando das palavras de Jesus: o sal que perdeu sua qualidade de conservante não serve para nada. O cristão açúcar é imprestável para o reino de Deus. A esses deixo a mensagem do puritano Thomas Watson: “enquanto o pecado não for amargo, Cristo não será doce.”
Jesus foi duro, e talvez seja essa dureza que devolva a você a qualidade de salgar o mundo!
Pedro Pamplona é casado com Laryssa, pai do Davi e pastor na Igreja Batista Filadélfia, em Fortaleza. Estudante do Sacrae Theologiae Magister (Th.M) em Teologia Sistemática do Instituto Aubrey Clark (Fortaleza/CE). |Instagram| |Twitter|